De acordo com ele, na manhã dessa segunda-feira (16), a maioria dos funcionários da administração da província, incluindo seu governador, Najmiddin Karim, saiu do edifício e partiu em direção ao território de autonomia curda.
"As forças da Polícia Federal entraram no edifício da administração da província sem encontrar resistência alguma", afirmou um funcionário administrativo e conhecedor da situação.
Na madrugada do domingo (15), o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, ordenou ao exército e à polícia do país para assegurar a segurança das bases e instalações federais em Kirkuk. As Forças Armadas do Iraque partiram em direção à cidade.
Mais tarde na segunda-feira (16), militares iraquianos comunicaram que tinham estabelecido controle sobre várias jazidas de petróleo – Leilan, Baba-Karkar, Bai Hasan – sobre vários subúrbios da Kirkuk, base aérea K1, aeroporto e sobre outras instalações importantes.
O conflito entre Bagdá e a autonomia curda em torno da província de Kirkuk se iniciou depois do referendo sobre a independência que os curdos realizaram em 25 de setembro sem autorização das autoridades iraquianas.