Ex-negociador nuclear dos EUA revela quando Coreia do Norte negociará com Trump

© REUTERS / KCNALançamento do míssil Hwasong-12, 15 de setembro, 2017
Lançamento do míssil Hwasong-12, 15 de setembro, 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O ex-negociador nuclear norte-americano Robert Gallucci disse na segunda-feira que é possível prever quando a Coreia do Norte irá buscar abertamente o diálogo com os Estados Unidos, a fim de tratar do seu programa nuclear e das tensões na Península da Coreia.

Tido como um dos responsáveis pelo acordo nuclear com Pyongyang em 1994, no qual o país asiático se comprometia a congelar e até desmantelar o seu programa em troca de energia e outros benefícios, Gallucci explicou o motivo pelo qual os norte-coreanos não têm interesse no diálogo neste momento.

"Talvez seja verdade que o Norte não tem interesse neste momento em manter as negociações que envolvem suas armas nucleares e mísseis balísticos", disse Gallucci em uma palestra na Universidade Yonsei de Seul, segundo a agência sul-coreana Yonhap.

"Alguns suspeitam nos EUA que eles não querem entrar em negociações com Washington até que tenham demonstrado uma capacidade de lançar um ICBM (míssil balístico intercontinental) que torne [os EUA] vulneráveis. [Assim] eles terão nivelado o jogo", acrescentou.

O ex-negociador estadunidense comentou ainda não julgar provável que Pyongyang abandone seus programas de mísseis nucleares facilmente, sobretudo em um momento em que já tenha conseguido muita tecnologia necessária, mas ainda sublinhou a necessidade de conversações com o Norte.

Dois sistemas de THAAD são lançados durante um teste de interceptação bem sucedido. - Sputnik Brasil
Muito pode ser feito antes de guerra contra Coreia do Norte, diz embaixador sul-coreano

Ele também apontou que o pedido dos Estados Unidos para que o governo norte-coreano mostre "algum tipo de sinceridade" antes de iniciar qualquer conversa serve como um "obstáculo". Ele preferia pedir negociações sem quaisquer condições prévias.

"É justo acreditar que o presidente da República da Coreia contactou o Norte. É justo acreditar que o Norte nem sempre está pronto. Também é justo acreditar que os EUA colocaram algumas condições para começar as negociações", disse ele.

"O meu ponto de vista aqui é que as negociações devem começar por uma regra sem pré-requisitos para que os dois lados possam ter negociadores experientes que possam conversar uns com os outros", emendou.

Gallucci enfatizou que o "final" das conversações com o Norte deveria tornar a Península da Coreia livre de armas e que a confiança mútua precisa ser construída através de negociações "incrementais".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала