As Forças Democráticas da Síria lideradas pelos curdos estão realizando a campanha militar para libertar Raqqa dos terroristas desde novembro de 2016.
Mais cedo, foi comunicado que as Forças Democráticas da Síria, apoiadas pela coalizão liderada pelos EUA, teriam estabelecido o controle completo sobre Raqqa, a assim chamada capital do Daesh.
De acordo com a agência de notícias Efe, as Forças Democráticas da Síria estão atualmente continuando a operação para libertar a cidade dos militantes restantes.
Breaking: SDF spokesman just told me Islamic State are defeated in #Raqqa — clean up operation to remove “sleeper cells” has begun. #Isis
— Bel Trew (@Beltrew) 17 de outubro de 2017
A vitória em Raqqa chega dias depois de o assalto final da cidade ter sido anunciado após uma evacuação de civis e terroristas do Daesh que acordaram deixar a cidade síria. As evacuações de civis e 275 terroristas do Daesh de origem síria era parte de um acordo atingido pela coalizão liderada pelos EUA. Depois de o comboio com os evacuados ter deixado a ex-capital do Daesh, começou a batalha final contra os restantes 200-300 terroristas, na maior parte provenientes de países estrangeiros.
PHOTO: SDF troops take down last remaining ISIS flag in Raqqa. — @DefenseUnits pic.twitter.com/bn8E29aQau
— Conflict News (@Conflicts) 17 de outubro de 2017
Raqqa tem estado sob o controle do Daesh desde 2013. Em 6 de novembro, as Forças Democráticas da Síria, lideradas pelos curdos, mas também compostas de combatentes árabes, assírios e turcomenos, entre outros, anunciaram o início da operação militar para libertação da cidade síria de Raqqa dos terroristas do Daesh com assistência de ataques aéreos feitos pela coalizão sob a chefia dos EUA. A cidade velha de Raqqa foi libertada do Daesh no mês passado.