O voo, que transportava 145 passageiros para Bali, de Perth, foi forçado a fazer uma volta de 25 minutos depois de ter levado os céus devido a "uma questão técnica" que causou a queda da pressão da cabine, disse a companhia aérea em um comunicado. Os pilotos foram forçados a descer rapidamente o avião de 34 mil pés (10.300 metros) para apenas 10 mil pés (7.300 metros) antes que o oxigênio nas máscaras de gás dos passageiros estivesse vazando.
"O pânico foi escalado por causa do comportamento da tripulação que estava gritando, parecendo chorosos e chocados", disse Clare Askew, um passageiro no voo, a repórteres no aeroporto de Perth. "Agora, entendi, mas olhamos para eles por reafirmação e nós não conseguimos nenhum, ficamos mais preocupados com a incomodidade que estavam".
Askew não foi o único a criticar a resposta da equipe.
Outro passageiro, temendo o pior, disse ao Nine News que eles estavam se preparando para o fim.
"Nós estávamos todos dizendo adeus um ao outro", disse o viajante assustado à tomada. "Foi realmente perturbador".
"Nós recomendamos nossos pilotos para aterrar a aeronave com segurança e cumprir o procedimento operacional padrão", disse Lin Lion Tien, chefe do departamento de segurança da AirAsia, à CBS News. "Estamos totalmente comprometidos com a segurança de nossos convidados e tripulantes e continuaremos a garantir que adotemos os mais altos padrões de segurança".
"Nossos engenheiros estão avaliando a aeronave. Todos os passageiros afetados serão agendados para o próximo vôo disponível e serão fornecidos com assistência necessária, incluindo vouchers de refeição".