Adeus ao dólar no Qatar? Moeda norte-americana é cada vez mais escassa

© Sputnik / Mikhail Kutuzov / Acessar o banco de imagensDólares norte-americanos
Dólares norte-americanos - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os dólares começam se tornando um bem escasso no Qatar. Por que motivo os bancos deixam de vender a moeda dos EUA?

O câmbio de riais, moeda qatarense, por dólares norte-americanos nos bancos locais e estrangeiros praticamente está paralisado. A razão, segundo duas fontes consultadas pela agência Bloomberg, seria a crise regional entre o Qatar e outros países do Oriente Médio.

Dólar com bandeira dos EUA de fundo - Sputnik Brasil
3 fatores-chave que levam ao fim da era do dólar
O banco estatal QPSC, o maior do país, disse à agência que as dificuldades de comprar dólares no Qatar se devem a informações "incorretas".

De acordo com o banco, o Banco Central do Qatar continua vendendo dólares aos bancos locais "quando é necessário para todas as transações legais" com fins comerciais.

Em 16 de outubro, a taxa de câmbio da moeda nacional qatarense caiu no mercado ‘offshore’ para QAR 3,8 por dólar norte-americano. Este é o menor valor registrado desde 1988.

Dólar norte-americano - Sputnik Brasil
China, Venezuela... Quem se afirma mais? Hegemonia do dólar pode estar com dias contados
Atualmente, o setor financeiro do país está enfrentando momentos difíceis após a crise diplomática que começou em 5 de junho, quando a Arábia Saudita, o Egito, os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein anunciaram a ruptura das relações diplomáticas com o Qatar, acusando Doha de apoiar organizações terroristas.

De acordo com cálculos da agência de classificação de risco Moody's, na sequência desta crise, as autoridades do país tiveram que injetar 40 bilhões de dólares ($R 126,3 bilhões) na economia qatarense e seu sistema bancário para evitar o colapso.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала