A China continua a atravessar um importante período de oportunidade estratégica para o seu desenvolvimento, afirmou o chefe de Estado. "As perspectivas são brilhantes, mas os desafios são severos", advertiu Xi Jinping durante a aberturda do Congresso, que marca o início formal do seu segundo mandato de cinco anos na qualidade de líder do partido.
"Uniremos o povo chinês e todos os grupos étnicos e os levaremos à uma vitória decisiva na construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os aspectos e no impulso de garantir o sucesso do socialismo com características chinesas para uma nova era", prometeu o presidente.
Xi Jinping anunciou sua previsão para o futuro e afirmou que o Partido Comunista converterá a China em um "grande país socialista moderno", bem como evocou a completa modernização das forças armadas até os meados do século XXI.
O líder chinês assegurou que a China continuará se abrindo ao mundo, mas também se manterá "firme no Oriente".
"A posição internacional da China tem crescido como nunca antes", enfatizou Xi. "O poder brando da China e a influência internacional de sua cultura têm se ampliado muito", acrescentou.
Dessa forma, concluiu Xi Jinping, a nova era "verá a China se aproximar do centro do mundo e fazer mais contribuições para a humanidade".