Como é que exército russo se prepara para as guerras do futuro?

© Sputnik / Host Photo Agency / Dmitry Feoktistov / Acessar o banco de imagensSoldados russos com equipamento de combate Ratnik
Soldados russos com equipamento de combate Ratnik - Sputnik Brasil
Nos siga no
Com o desenvolvimento técnico apareceu o novo conceito de Guerras Centradas em Rede. A Rússia está reforçando as suas Forças Armadas com base neste conceito.

Navios de guerra russos da Frota do Pacífico - Sputnik Brasil
Novos navios russos serão dotados de sistemas de comunicações avançados
No dia 20 de outubro os militares russos celebraram o Dia do Soldado do Serviço de Telecomunicações. Hoje em dia, os militares russos utilizam redes secretas, satélites e drones não tripulados. É a nova teoria da Guerra Centrada em Rede (GCR) posta em prática. 

Redes militares únicas 

Foi o Pentágono quem primeiro utilizou o conceito de GCR. De acordo com ele, todo o comando e todas as subdivisões devem estar ligados por uma rede única de informação, utilizada para comunicações e entrega de informações sobre o inimigo. Este conceito foi elaborado para aumentar as capacidades militares através da supremacia informacional.

Militares da unidade de manutenção de paz do Distrito Militar Central durante exercícios táticos conduzidos no campo de tiro para treinamentos de uso do sistema de combate de infantaria Ratnik - Sputnik Brasil
Por que Ratnik-3 russo é um 'sistema avançado de combate da infantaria'
A Rússia adotou um conceito semelhante. O Ministério da Defesa pretende unificar ao máximo todas as possibilidades de todas as armas e material bélico, bem como os soldados. A Força Aeroespacial e a Marinha russa podem ser consideradas como as mais avançadas neste sentido. 

O novo conceito já mostrou a sua eficiência na Síria, onde a capacidade do Exército russo foi reforçada por conta da existência de uma rede militar unida. 

De acordo com o senador russo Frants Klintsevich, os soldados da infantaria enviam os dados imediatamente para a Aviação utilizando o novo equipamento Ratnik, que está ligado com os meios de reconhecimento e é dotado de um computador que baixa todos os dados de reconhecimento. 

Praticamente todo o equipamento militar russo, incluindo os veículos de infantaria Kurganets-25,os blindados Bumerang e Taifun e os tanques Armata, é dotado de sistemas especiais que permitem observar toda a situação tática no campo de batalha.

Krasukha 4, sistema de guerra eletrônica das Forças Armadas da Rússia - Sputnik Brasil
Mídia: Rússia supera EUA em desenvolvimento de meios de guerra eletrônica
Isso permite a interligação da tripulação com os postos de comando e outras unidades ligadas entre si por uma rede única.

Aspecto técnico

"A vantagem em combate é ganha em resultado das possibilidades informacionais, e não da superioridade quantitativa ou de poder de fogo", diz o especialista Vasily Borisov.

No centro das Guerras Centradas em Redes estão os sistemas mais avançados de tratamento de grande quantidade de informação mesmo em condições de combate e de interferências inimigas. 

Os soldados da Guarda Nacional dos EUA trabalhando nos computadores - Sputnik Brasil
EUA admitem possibilidade de guerra de altas tecnologias com China e Rússia
Por exemplo, a empresa Roselektronika está desenvolvendo um sistema especial que vai permitir maior velocidade da Internet – 1024 kb/s. Outro exemplo é o sistema especial de navegação para o caça russo da quinta geração T-50, que permite a integração do avião com os satélites.

Defesa contra ataques de hackers 

Infelizmente, o ponto fraco de muitos sistemas de informações que funcionam hoje em dia é a sua vulnerabilidade a hackers ou interferências. 

Para privar o inimigo da possibilidade de hackear o sistema ou impedir o seu funcionamento, os engenheiros russos estão elaborando complexos mecanismos de defesa. 

Já foram desenvolvidas  "eclusas" especiais que defendem o acesso aos canais de informação para que o inimigo não possa intervir. A informação é sempre monitorada e controlada, fica sempre protegida. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала