Rússia planeja construir convertiplano elétrico (FOTO)

© Foto / RostecConvertiplano não tripulado VRT30, projetado pela empresa russa Vertolyoty Rossii
Convertiplano não tripulado VRT30, projetado pela empresa russa Vertolyoty Rossii - Sputnik Brasil
Nos siga no
O departamento de inovação VR-Technologies, pertencente à holding Vertolyoty Rossii (Helicópteros da Rússia), planeja construir até 2019 um protótipo do primeiro convertiplano elétrico russo.

"Estamos desenvolvendo um novo laboratório voador para um convertiplano. Será aplicada a tecnologia de supercondutividade de alta temperatura que melhorará as caraterísticas de peso, tamanho e de manobra do protótipo", disse o diretor-geral da Vertolyoty Rossii, Andrei Boginsky.

A aeronave será baseada no convertiplano não tripulado VRT3, apresentado durante o Salão Aeroespacial Internacional MAKS-2017, em julho passado.

No drone já foi integrada a tecnologia da supercondutividade, desenvolvida pela empresa russa SuperOx.

© Foto / RostecConvertiplano não tripulado VRT30, projetado pela empresa russa Vertolyoty Rossii
Convertiplano não tripulado VRT30, projetado pela empresa russa Vertolyoty Rossii - Sputnik Brasil
Convertiplano não tripulado VRT30, projetado pela empresa russa Vertolyoty Rossii

O peso à decolagem do novo aparelho deverá atingir 1,5 toneladas. Por comparação, o avião ligeiro mais popular do mundo, o Cessna 172, com capacidade para três passageiros, tem um peso à decolagem de cerca de 1,2 toneladas.

Helicóptero Mi-28UB - Sputnik Brasil
Veja o Mi-28UB, o melhor helicóptero de ataque do mundo! (FOTO, VÍDEO)
Sendo elétrica, essa aeronave eliminará dois problemas de uma vez: não poluirá o meio ambiente e gerará muito menos ruído que seus análogos de combustão interna.

Os convertiplanos, apesar de combinarem as vantagens de aviões e helicópteros, ainda não ganharam grande popularidade no mundo. Enquanto os EUA usam os convertiplanos militares Osprey como veículos de transporte, a aviação civil ainda não possui aeronaves desse tipo.

A baixa popularidade se deve à complexidade dos convertiplanos, embora com o tempo possam surgir tecnologias que permitam aumentar a viabilidade deste projeto, especialmente as de controle de voo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала