"Estamos desenvolvendo um novo laboratório voador para um convertiplano. Será aplicada a tecnologia de supercondutividade de alta temperatura que melhorará as caraterísticas de peso, tamanho e de manobra do protótipo", disse o diretor-geral da Vertolyoty Rossii, Andrei Boginsky.
A aeronave será baseada no convertiplano não tripulado VRT3, apresentado durante o Salão Aeroespacial Internacional MAKS-2017, em julho passado.
No drone já foi integrada a tecnologia da supercondutividade, desenvolvida pela empresa russa SuperOx.
O peso à decolagem do novo aparelho deverá atingir 1,5 toneladas. Por comparação, o avião ligeiro mais popular do mundo, o Cessna 172, com capacidade para três passageiros, tem um peso à decolagem de cerca de 1,2 toneladas.
Os convertiplanos, apesar de combinarem as vantagens de aviões e helicópteros, ainda não ganharam grande popularidade no mundo. Enquanto os EUA usam os convertiplanos militares Osprey como veículos de transporte, a aviação civil ainda não possui aeronaves desse tipo.
A baixa popularidade se deve à complexidade dos convertiplanos, embora com o tempo possam surgir tecnologias que permitam aumentar a viabilidade deste projeto, especialmente as de controle de voo.