"A Kaspersky Lab está anunciando o lançamento de sua Iniciativa de Transparência Global como parte de seu compromisso contínuo de proteger os clientes contra ameaças cibernéticas, independentemente de sua origem ou finalidade. Como parte da iniciativa, a empresa pretende fornecer o código-fonte do seu software — incluindo atualizações de software e atualizações de regras de detecção de ameaças — para revisão e avaliação independentes ", a declaração é lida.
A empresa de segurança cibernética planeja contratar uma empresa reconhecida internacionalmente para revisar o código-fonte da Kaspersky Lab a partir do primeiro trimestre de 2018. Três centros de transparência serão instalados até 2020 nos Estados Unidos, Europa e Ásia, o primeiro a abrir suas portas já em 2018, a declaração acrescenta.
O anúncio ocorre semanas depois que a Secretária de Segurança Interna dos EUA, Elaine Duke, ordenou que todos os departamentos e agências federais do país deixassem de usar os produtos da Kaspersky Lab nos próximos 90 dias, dizendo que os produtos da empresa supostamente representavam uma ameaça à segurança.
A Kaspersky Lab é uma das maiores empresas privadas de segurança cibernética do mundo, que atua no campo desde 1997. As tecnologias da empresa protegem mais de 400 milhões de usuários e 270 mil clientes corporativos. A Kaspersky Lab trabalha em quase 200 países e territórios e possui 37 sedes em 32 países.