Curdistão iraquiano propõe cessar-fogo e cancelamento do referendo de independência

© AFP 2023 / AHMAD AL-RUBAYEBandeira do Curdistão e combatente curdo Peshmerga monitorando a área a partir do seu posto na linha de frente em Bashiqa
Bandeira do Curdistão e combatente curdo Peshmerga monitorando a área a partir do seu posto na linha de frente em Bashiqa - Sputnik Brasil
Nos siga no
Após grave escalada da tensão com a operação das forças iraquianas nos territórios ocupados pelos curdos, o Governo Regional do Curdistão dá sinal de trégua e propões voltar atrás com referendo sobre independência.

O Governo Regional do Curdistão iraquiano propôs um cessar-fogo nesta terça-feira (24) ao governo iraquiano, além de se dispôr a congelar os resultados do referendo sobre a independência da região.  

Militante do PKK no norte do Iraque - Sputnik Brasil
Turquia fecha espaço aéreo para voos do Curdistão iraquiano
"Para cumprir como os nossos compromissos com o povo do Curdistão e do Iraque, propomos ao governo iraquiano um cessar-fogo imediato e o fim de todas as ações bélicas no Curdistão, o congelamento dos resultados do referendo no Curdistão iraquiano e o início de um diálogo aberto entre o Governo Regional do Curdistão e o governo federal do Iraque com base na Constituição", diz o comunicado publicado no site do governo curdo. 

O conflito entre Bagdá e o Curdistão iraquiano teve um forte escalada da tensão após a realização do referendo sobre a independência dos curdos em 25 de setembro, realizado sem o consentimento do Iraque. 

Em meados de outubro as forças iraquianas iniciaram uma operação para restabelecer o controle dos territórios do país que são ocupados pelas forças curdas Peshmerga. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала