O especialista militar russo Vladimir Bogatyrev disse ao serviço russo da Rádio Sputnik que o Exército sírio, com o apoio da Força Aeroespacial russa, atingiu grande sucesso do ponto de vista militar. Quase 70% do território da Síria que era controlado pelos terroristas já foi libertado. Hoje em dia, a parte do território do país que está sob controle dos terroristas do Daesh é menos de 5%. No entanto, segundo Bogatyrev, a coalizão internacional liderada pelos EUA faz tudo para adiar a vitória.
De acordo com o especialista, a vitória final sobre o Daesh está perto, mas isso não será o final da luta contra os terroristas na Síria.
"Tenho esperança que hoje o problema do Daesh esteja praticamente resolvido. Esperamos que, dentro de algumas semanas, ponhamos fim a essa questão no território da Síria. Entretanto, existe mais um problema sério: as forças que apoiaram o Daesh, em particular a Frente al-Nusra [organização terrorista proibida na Rússia], e outras unidades de combate que também estão desestabilizando a situação. Eles travam o processo de transição para a solução política na Síria", explicou Bogatyrev.
Durante a operação militar da Rússia na Síria, que começou no setembro de 2015, a Força Aeroespacial russa eliminou 948 campos de treinamento, 666 fábricas e oficinas de manutenção, bem como 1.500 unidades de equipamento bélico dos terroristas. Em resultado da ação do Centro russo para a Reconciliação na Síria, 2.500 povoados por todo o país já se juntaram ao processo de reconciliação.