A Lei de Sanções Nucleares Otto Warmbier, elaborada contra Coreia do Norte, foi aprovada na Câmara de Representantes dos EUA na terça-feira (24) com 415 votos a favor e apenas dois contra.
Tal medida legislativa foi designada para "impor sanções de maior alcance jamais dirigidas contra Coreia do Norte", comunica o republicano Andy Barr, quem representou a iniciativa.
"Nomear esta legislação em homenagem a Otto Warmbier não o trará de volta a vida, mas recordará ao mundo que não se pode ganhar nada, mas, sim, perder tudo se trabalhar com um regime tão malvado", declarou o líder da maioria da Câmara, Kevin McCarthy, despois de os legisladores terem aprovado o projeto de lei.
Em março de 2016, o estudante norte-americano de 22 anos Otto Warmbier foi acusado de crimes contra a Coreia do Norte e condenado a 15 anos de prisão com trabalhos forçados por ter roubado um cartaz com um lema político de um hotel onde ele estava alojado como turista.
O jovem foi transportado aos EUA em 13 de junho deste ano com "grave lesão neurológica" e morreu pouco depois.
Por sua vez, os pais de Otto denunciaram que, durante a permanência de seu filho no país asiático, este teria sido torturado sistematicamente. Esta acusação foi reafirmada por Donald Trump.