Não há falta de armas letais no Exército norte-americano. Várias armas podem ser demasiado dispendiosas, outras – muito complicadas e terceiras não muito eficazes. Mas os EUA "possuem um poder de fogo de escala surpreendente" que pode ser utilizado tanto em pequenas operações contra rebeldes, como em batalhas de grande escala, escreve o The National Interest, citado pelo RT.
Helicóptero AH-64 Apache
É um pouco irónico que uma aeronave esteja na lista das armas mais potentes do Exército norte-americano. Mas os conflitos de que os EUA participaram nos últimos anos mostraram que a ajuda aérea é um fator decisivo.
"Os helicópteros de assalto não podem substituir a infantaria e nunca o farão. Mas o apoio que um helicóptero de assalto pode prestar vai sempre ser importante para as tropas terrestres", informa o The National Interest.
Tanque M-1 Abrams
Quando se pergunta se o Abrams é o melhor tanque do mundo, a resposta depende do país do respondente. Mas, de acordo com a edição, não há dúvidas de que ele é um dos melhores blindados.
O Abrams de 60 toneladas possui um canhão de 120 mm, blindagem de urânio e pode acelerar a uma velocidade de 40 km/h. Em 1991 ele liquidava o material bélico soviético no Iraque e possivelmente podia conter o tanque de combate Type 99.
Obuseiro autopropulsado Paladin
Durante as últimas guerras localizadas de que os EUA participaram, os seus obuseiros autopropulsados não tiveram grande destaque. Mas isso não impede que este obuseiro seja considerado uma arma muito eficaz.
O Paladin é uma última versão do obuseiro M-109. Ele pode lançar projéteis de 155 mm guiados por satélite em uma distância de até 32 km.
Sistema antitanque TOW
Ao que parece, a Rússia (ou a União Soviética) é o rei dos mísseis antitanque. Isso está possivelmente ligado com a ameaça que os blindados ocidentais podem representar.
O sistema mais moderno Tow 2B surge em várias versões. Entre elas está a modificação Aero, que explode debaixo do tanque, destruindo a sua blindagem principal.
Browning M2
O The National Interest reconhece que é um pouco estranho incluir esta arma de 80 anos na lista.
A M2, desenvolvida nos anos da presidência de Roosevelt, foi utilizada como uma arma antiaérea, bem como utilizada contra blindados e tropas de infantaria. A edição aponta que a M2 pode ser comparada com "um canhão pequeno" em termos do poder de fogo.