Segundo afirmam militares nos seus relatórios, foi terminada com sucesso a etapa marítima dos testes, efetuada pela tripulação, técnicos do estaleiro e pilotos navais. Os testes incluíram decolagens e pousos na plataforma para helicópteros do Ilya Muromets. Ao total foram realizados 150 decolagens e pousos, inclusive noturnos.
Analista político-militar russo, Aleksei Podberezkin, afirma no ar do serviço russo da Rádio Sputnik que se trata do primeiro quebra-gelo russo criado nos últimos 40 anos propositadamente para a Marinha da Rússia.
"Este quebra-gelo surgiu pela primeira vez nos últimos 40 anos, depois de terem terminado a construção desta série que foi construída ainda nos anos 60-70. Neste sentido, se trata de um quebra-gelo completamente novo", sublinhou analista.
Suas principais caraterísticas, prosseguiu, é a autonomia de navegação que equivale a 60 dias, ou 12 mil km e a capacidade de rasgar gelos com espessura de até um metro. Com um deslocamento de cerca de 6 mil toneladas, o Ilya Muromets vira um quebra-gelo muito poderoso.
Para o analista, a existência de tal quebra-gelo na Marinha da Rússia tem um sentido político-militar.
"O quebra-gelo é preciso para garantir a estabilidade dos suprimentos de nossas Forças Armadas no Ártico e dos postos que estão lá permanentemente. É uma garantia que nossas Forças Armadas que estão no Ártico podem receber regularmente combustíveis, materiais e provisões", explicou.
O segundo sentido muito importante é que com o quebra-gelo Ilya Muromets a Rússia reforça suas posições na rota marítima do norte. Os corredores de transporte ganham importância enorme, especialmente com o aquecimento global. A Rússia precisa intensificar o movimento na rota marítima do norte, resumiu o analista.