Opinião: quebra-gelo Ilya Muromets reforça posições da Rússia na rota marítima do norte

© Sputnik / Aleksandr GalperinQuebra-gelo russo Ilya Muromets antes de zarpar ao mar para testes estatais, 5 de outubro de 2017
Quebra-gelo russo Ilya Muromets antes de zarpar ao mar para testes estatais, 5 de outubro de 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Quebra-gelo mais esperado do mundo, Ilya Muromets, passa com êxito pelos testes estatais que estão sendo realizados nos polígonos do mar Báltico.

Segundo afirmam militares nos seus relatórios, foi terminada com sucesso a etapa marítima dos testes, efetuada pela tripulação, técnicos do estaleiro e pilotos navais. Os testes incluíram decolagens e pousos na plataforma para helicópteros do Ilya Muromets. Ao total foram realizados 150 decolagens e pousos, inclusive noturnos.

Quebra-gelo de nova geração Ilya Muromets - Sputnik Brasil
Novo quebra-gelo russo Ilya Muromets está pronto para testes
Durante os testes também foi verificado o sistema de consolidação dos helicópteros durante estacionamento a bordo. Depois dos testes de sistemas de suporte de vida a bordo, do equipamento para movimentação de cargas, sistemas de reboque e de navegação, o Ilya Muromets seguirá para o estaleiro Admiraltiskie Verfi para revisão do equipamento técnico depois de testes.

Analista político-militar russo, Aleksei Podberezkin, afirma no ar do serviço russo da Rádio Sputnik que se trata do primeiro quebra-gelo russo criado nos últimos 40 anos propositadamente para a Marinha da Rússia.

"Este quebra-gelo surgiu pela primeira vez nos últimos 40 anos, depois de terem terminado a construção desta série que foi construída ainda nos anos 60-70. Neste sentido, se trata de um quebra-gelo completamente novo", sublinhou analista.

Suas principais caraterísticas, prosseguiu, é a autonomia de navegação que equivale a 60 dias, ou 12 mil km e a capacidade de rasgar gelos com espessura de até um metro. Com um deslocamento de cerca de 6 mil toneladas, o Ilya Muromets vira um quebra-gelo muito poderoso.

Quebra-gelo de nova geração Ilya Muromets - Sputnik Brasil
Marinha da Rússia receberá novo quebra-gelo Ilya Muromets até o fim do ano
"Ele tem uma inovação bem peculiar: o navio pode se mover em direções diferentes, o que é muito importante nas áreas geladas […] Para além disso, tem a plataforma para helicópteros que permite acolher helicópteros de resgate", destacou Podberezkin.

Para o analista, a existência de tal quebra-gelo na Marinha da Rússia tem um sentido político-militar.

"O quebra-gelo é preciso para garantir a estabilidade dos suprimentos de nossas Forças Armadas no Ártico e dos postos que estão lá permanentemente. É uma garantia que nossas Forças Armadas que estão no Ártico podem receber regularmente combustíveis, materiais e provisões", explicou.

O segundo sentido muito importante é que com o quebra-gelo Ilya Muromets a Rússia reforça suas posições na rota marítima do norte. Os corredores de transporte ganham importância enorme, especialmente com o aquecimento global. A Rússia precisa intensificar o movimento na rota marítima do norte, resumiu o analista.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала