Além disso, a situação tem tendência para se agravar, afirmou o ministro russo, falando na reunião colegial do ministério, informa o Rossiyskaya Gazeta.
Ele acrescentou que na Polônia e no Báltico estão posicionados 4 grupos táticos multinacionais a nível de batalhão com até 5 mil militares em total.
Ao mesmo tempo, uma brigada blindada e uma brigada de aviação do exército dos EUA estão estacionadas na Polônia e na Alemanha.
"A intensidade e a escala das iniciativas de preparação tática de combate das forças dos países membros da OTAN perto das nossas fronteiras está crescendo. Só nos últimos 3 meses, no território da Europa de Leste e do Báltico foram realizados mais de 30 exercícios militares", apontou o ministro da Defesa russo.
Os militares russos, de acordo com Sergei Shoigu, estão reforçando as forças efetivas para neutralização de possíveis ameaças e desafios que surjam perto das fronteiras ocidentais russas.
O ministro acrescentou que foram tomadas mais de 20 medidas destinadas ao aumento do potencial militar na Região Militar Ocidental. Além disso, as forças que operam na área vão receber mais de 1,8 mil peças de equipamento militar novo e modernizado até o fim do ano.
Ele sublinhou que uma grande atenção é prestada à entrega às tropas de armas e equipamentos avançados e modernizados. Os fornecimentos de novidades em armamento e equipamento militar estão sincronizados com a criação de infraestruturas para o seu armazenamento e manutenção.