Sonho profético: comandante de batalhão ucraniano fala sobre futuro de Donbass

© AFP 2023 / Sergey PolezhakaExército ucraniano em Donbass
Exército ucraniano em Donbass - Sputnik Brasil
Nos siga no
O comandante do batalhão Donbass, Vyacheslav Vlasenko, disse ao portal ucraniano Apostrof que os bombardeios na região terminarão até o fim deste ano.

Instrutores americanos em Donbass - Sputnik Brasil
Donetsk informa sobre instrutores militares da OTAN na linha de contato em Donbass
"Tive um sonho profético", acrescentou o comandante. Segundo ele, a Ucrânia conseguirá reestabelecer o controle sobre a Crimeia e Donbass, mas dentro de alguns anos.

"Acredito que [a Ucrânia conseguirá recuperar] Donbass dentro de dez anos. A Crimeia – dentro de 25 anos. É a minha opinião. Aliás, eu raramente me engano", disse ele.

Vlasenko sublinhou também que é necessário levar os moradores de Donbass e da Crimeia a uma tal situação em que eles acabem por realizar mais um referendo e peçam à Ucrânia para ficar de novo com eles.

"É evidente que eles serão responsabilizados pelas suas ações, mas nessa altura poderemos analisar essa questão", declarou ele.

Anteriormente, o comandante do quinto batalhão do movimento extremista Exército Voluntário Ucraniano, Vladislav Litvin, declarou que reestabelecer o controle sobre a Crimeia seria para a Ucrânia mais fácil do que retomar os territórios de Donbass. 

Recrutas do exército ucraniano participam da cerimônia militar de juramento - Sputnik Brasil
Armas letais dos EUA não ajudarão Kiev a 'ganhar guerra', acredita Donetsk
O deputado do parlamento ucraniano Dmytry Yarosh, ex-líder do Setor de Direita (organização extremista proibida na Rússia), declarou que Kiev reestabelecerá em breve o controle sobre os territórios das autoproclamadas República Popular de Donetsk (RPD) e República Popular de Lugansk (RPL).

A península da Crimeia foi incorporada à Rússia em março de 2014 após a realização de um referendo sobre a reunificação do território: 97% dos votantes apoiaram a causa. Segundo o presidente russo, Vladimir Putin, a questão da Crimeia "está definitivamente encerrada".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала