Isabel foi designada para o posto em junho do ano passado pelo seu pai. Agora o cargo vai ser ocupado por Jefferson Coreia Airosa. A substituição ocorre umas semanas após João Lourenço ter sucedido a José Eduardo dos Santos na qualidade de presidente do país.
Em uma nota dirigida à imprensa foi revelado que "João Lourenço, presidente atual, usando da faculdade conferida pela Constituição", em 2 de novembro decidiu exonerar a presidente Isabel dos Santos do órgão de administração da Sonangol.
Além de Isabel dos Santos, o presidente demitiu outros membros da administração — João Diniz dos Santos, Kayaya Kahala, Rosa de Jesus Faria de Assis Sousa Araújo e administrador executivo Romero Artur Ribeiro.
Para o posto do presidente do Conselho foi nomeado Jefferson Coreia Airosa. Entre os novos administradores estão Beethoven Qanga, Helio Dias de Brito, Ruca Moreira e Delcio de Carvalho.
Contudo, mais tarde a informação foi refutada pela Sonangol.
A notícia do afastamento da filha do ex-presidente chegou hoje à RTP (Radiotelevisão portuguesa), mas posteriormente veio a saber-se que não correspondia à realidade. O erro foi atribuído a uma informação incorreta divulgada pelo serviço de imprensa da Presidência da República de Angola.