Sua tela de projeção em forma de cúpula é a maior do mundo: o seu diâmetro interior atinge 37 metros.
O equipamento é dois metros maior do que a esfera do planetário do Museu de Ciências de Nagoya, Japão, que depois da construção em 2012 figura no Livro Guinness dos Recordes como o maior do mundo.
Газовый завод в Петербурге превратят в крупнейший в мире планетарий#Петербург #Планетарийhttps://t.co/jEHjk1rEiG pic.twitter.com/C3CSlkn0hj
— RuNews24.ru Новости (@runews24ru) 19 de setembro de 2017
O planetário russo ocupou um edifício histórico no cais do Obvodnoi Canal, que é o maior de São Petersburgo. Este edifício de tijolo foi construído no século XIX e funcionava na época como um reservatório de gás gigante. O gás servia para iluminar as ruas da cidade.
Segundo Poltavchenko, o planetário será uma atração tanto para adultos, como para crianças.
Самый большой в мире планетарий открывается в Петербурге: https://t.co/c7YqRMtxFP pic.twitter.com/rVF7n1Vw8u
— KP.RU — Петербург (@kppiter) 3 de novembro de 2017
A imagem da tela será transmitida por 40 projetores potentes, a resolução será de mais de 256 milhões de píxeles e a potência do som alcançará 50 kW.
A abertura de um laboratório no planetário está prevista para os finais de janeiro e, em maio, contará com um observatório próprio.
Assim, o planetário de São Petersburgo se tornará o segundo mais importante na Rússia após o planetário de Moscou, que Vladimir Putin, na época primeiro-ministro, visitou em 2012.