"O objetivo dessas manobras das Marinhas dos Estados aliados é impedir a entrada e saída de armas nucleares e outras armas de destruição em massa da Coreia do Norte", lê-se em um comunicado da Marinha da Coreia do Sul.
Esses exercícios, que durarão dois dias, também deverão mobilizar os aviões de patrulha marítima P-3 e helicópteros MH-60.
Os treinamentos são realizados na véspera da chegada do presidente dos EUA, Donald Trump, à Coreia do Sul. Prevê-se que tema principal da sua visita a Seul em 7 de novembro seja o problema da Coreia do Norte.
A Coreia do Norte realizou este ano o sexto teste nuclear e uma série de testes de mísseis balísticos, incluindo o lançamento de dois supostos mísseis intercontinentais, capazes de alcançar o território dos EUA, e dois mísseis de alcance intermediário que sobrevoaram a ilha japonesa de Hokkaido.
Em 11 de setembro o Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade o novo pacote das sanções contra a Coreia do Norte, que proíbe o país de exportar produtos têxteis e limita a quantidade de petróleo bruto e produtos petrolíferos refinados que podem ser importados.