"Temos o melhor equipamento militar no mundo e a Coreia do Sul pedirá bilhões de dólares desse equipamento, o que para eles faz muito sentido e para nós significa empregos e reduzindo nosso déficit comercial com a Coreia do Sul", afirmou Trump, citado pela agência de notícias Yonhap.
"Eles estarão ordenando bilhões de dólares em equipamentos e já aprovamos algumas dessas ordens", completou o presidente dos Estados Unidos. Presente ao lado de Trump na mesma coletiva de imprensa, o presidente sul-coreano Moon Jae-in confirmou a negociação.
"Concordamos em começar imediatamente as consultas para a aquisição e o desenvolvimento da Coreia do Sul de recursos de vigilância militar de última geração", revelou.
A capacidade de defesa de Seul contra as ameaças militares da Coreia do Norte foram um dos tópicos do encontro entre Trump e Moon na capil sul-coreana. De acordo com a agência de notícias local, as Forças Armadas da Coreia do Sul definiram quais são as suas prioridades para reforçar as suas defesas.
Um dos equipamentos que Seul quer adquirir junto aos EUA são satélites espiões para ajudar a monitorar as atividades nucleares e de mísseis da Coreia do Norte. Os outros são submarinos nucleares, ausentes da frota marítima da Marinha local. Ambas as armas nunca foram negociadas pelos norte-americanos com outros países.
Segundo a Yonhap, o governo da Coreia do Sul sugeriu a venda de tais equipamentos militares por meio de um "desenvolvimento conjunto", com a devida transferência de tecnologia relevante. Os detalhes de tais acordos, porém, ainda não foram revelados e Seul destacou apenas que tudo está sendo conversado entre os dois países.
Outros equipamentos que os sul-coreanos têm interesse são o sistema de vigilância conjunta e radar de ataque alvo (JSTARS), o interceptor baseado no navio SM-3, o avião de patrulha marítima P-8A, e mais caças 20 F-35.
Até aqui, a Coreia do Sul já gastou US$ 32 bilhões com armas fornecidas pelos EUA apenas na última década. As compras incluem quatro veículos aéreos não tripulados RQ-4 Global Hawk (UAVs) e 40 caças F-35.