Os exercícios Hame 17 e Pirkka 17 decorrem entre 7 e 9 de novembro em várias partes da Finlândia contando com a participação de 42 municípios com 800 mil habitantes. Além disso, dos exercícios participam as forças armadas, funcionários públicos, além de representantes da igreja e dos círculos empresariais.
Os exercícios decorrem principalmente dentro de edifícios, sendo na grande maioria invisíveis para o público.
#Informaatiovaikuttaminen on tänään #Pirkka17 ja #Häme17 valmiusharjoituksissa testissä kuntien harjoituksissa. pic.twitter.com/XCUTZTWSeR
— Aluehallintovirasto (@AVItwiittaa) 8 de novembro de 2017
Mais cedo este ano, na capital finlandesa, Helsinque, foi aberto o Centro Europeu de Excelência para Combater Ameaças Híbridas.
O início dos exercícios coincidiu com a visita à Finlândia do secretário de Defesa dos EUA, James Mattis, que se encontrou com o presidente finlandês, Sauli Niinisto, anunciando que as relações entre os EUA e a Finlândia "nunca foram melhores".
A agenda dos ministros também se concentrou no assunto da guerra híbrida.
Anteriormente, a mídia informou que a OTAN planeja criar duas novas unidades para fortalecer seus "pontos fracos" no caso de um conflito com a Rússia. Alguns especialistas acreditam que deste modo a Aliança e os EUA se preparam para uma guerra híbrida com a Rússia.
Guerra híbrida é um termo ambíguo, mas cada vez mais usado, que implica métodos não convencionais, tais como atacar redes informáticas ou manipular pessoas através de propaganda em vez de usar táticas militares tradicionais.