Em nota, a Embraer confirmou o incidente, registrado em 12 de outubro, durante um voo nos arredores do aeródromo da empresa em Gavião Peixoto (SP), a cerca de 300 quilômetros de São Paulo.
Uma fonte revelou à revista especializada Aero Magazine que o protótipo número 1 do programa KC-390 sofreu um deslocamento do centro de gravidade durante uma das manobras do ensaio de uma situação de estol (perda de altitude da aeronave).
Em razão de uma falha ainda não identificada da aeronave, "um dos equipamentos utilizados para aferição dos dados do ensaio se desprendeu, correndo para a parte posterior do compartimento de carga e desbalanceando o avião, que já se encontrava em um voo crítico", publicou a revista.
A mesma fonte destacou que, com o imprevisto, o avião girou no próprio eixo enquanto perdia altitute, e o controle só foi retomado pela tripulação quando o KC-390 se encontrava a aproximadamente 300 metros do solo.
Em sua nota, a Embraer informou que o voo – que durou pouco mais de 50 minutos, e acordo com o site Flight Radar – fazia “parte da campanha de testes para certificação” do cargueiro, que recentemente gerou uma série de negócios para a empresa.
"Em razão das manobras efetuadas e seguindo os protocolos estabelecidos, a tripulação solicitou retorno antecipado à base, pousando normalmente no aeródromo da companhia em Gavião Peixoto (SP) onde a campanha de ensaios é realizada. A entrada em serviço do KC-390 está prevista para acontecer em 2018, conforme o cronograma do programa. Atualmente, dois protótipos do KC-390 somam mais de 1.300 horas de voo", concluiu a nota.
Além do Brasil, Portugal já definiu o KC-390 como o seu novo avião cargueiro em um negócio de US$ 500 milhões. A aeronave vem sendo tratada como a melhor substituta do avião cargueiro norte-americano Hércules C-130, projetado nos anos 1950.