Hoje (8), no Vietnã ocorreu a reunião entre os ministros da APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) sendo este o último evento antes do início da cúpula do Fórum, prevista para os dias 10 e 11 de novembro.
Para o ministro russo, o tema mais importante durante os debates é "a atitude em relação ao protecionismo, condená-lo ou negá-lo como quer a maioria dos membros da APEC, ou não assumir obrigações adicionais, como tenta fazer a administração estadunidense".
Ao mesmo tempo ele acrescentou que "o comportamento real dos EUA nos mercados internacionais não depende de palavras que expressam posições comuns".
De acordo com Lavrov, a Rússia também chamou atenção dos ministros para o problema de simultaneamente "garantir o acesso livre à informação e prevenir violações ligadas com novas tecnologias, especialmente com fins criminosos ou até mesmo terroristas".
Finalmente o ministro russo expressou sua esperança para que a APEC e ONU prestem especial atenção ao assunto em questão da situação atual.