EUA querem deslocar 20 mil soldados da ONU para Donbass

© AFP 2023 / HASSAN AMMARCapacetes azuis
Capacetes azuis - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os EUA pretendem apresentar um plano para deslocar 20 mil soldados da ONU para Donbass, no leste da Ucrânia, informou o jornal the Wall Street Journal, citando fontes diplomáticas em Washington e União Europeia.

Exército ucraniano em Donbass - Sputnik Brasil
Sonho profético: comandante de batalhão ucraniano fala sobre futuro de Donbass
Mais cedo, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou apoiar o envio de uma missão de paz da ONU para Ucrânia, desde que a sua função fosse garantir a segurança dos funcionários da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE). Segundo ele, os "capacetes azuis" devem permanecer nas linhas de confronto entre as tropas de Kiev e das autoproclamadas repúblicas da região.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, acrescentou que a posição de Moscou sobre as atribuições da missão de paz seria flexível.

Segundo o jornal, o representante especial dos Estados Unidos para a Ucrânia Kurt Volker, que apoia a missão de paz da ONU, afirmou ter discutido com o assessor do presidente russo, Vladislav Surkov, as possibilidades de ampliar a ação das tropas internacionais, de modo a garantir o controle da fronteira russo-ucraniana e monitoramento da armamento pesado.

A nova proposta de Washington, destacou o jornal, busca verificar a seriedade das intenções de Moscou. Além disso, diplomatas ocidentais avaliam que as tropas internacionais devem se submeter ao comando da OSCE, cujos observadores atuam na Ucrânia desde o início dos conflitos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала