EUA exigem registro do RT como agente estrangeiro até 13 de novembro

© Sputnik / Mikhail Voskresensky / Acessar o banco de imagensEstúdio do canal russo RT
Estúdio do canal russo RT - Sputnik Brasil
Nos siga no
O pedido surge em meio à pressão crescente sobre a mídia russa nos EUA depois da assim chamada investigação russa.

CNN hopes to return to the Russian market as soon as it evaluates all the formalities of the country's new media legislation. - Sputnik Brasil
Rússia poderá proibir CNN se EUA banirem canais de TV russos, disse senador
O RT América anunciou que o Departamento de Justiça norte-americano exigiu que o registro do canal seja feito de acordo com o Ato do Registro de Agentes Estrangeiros até 13 de novembro.

De acordo com o RT, se a Rússia não cumprir a demanda, as contas do canal podem ser apreendidas nos EUA, que, para a editora-chefe do canal russo, Margarita Simonyan, não passa de "canibalismo".

Anteriormente, foi solicitado ao RT para se registrar conforme o Ato de Registro de Agentes Estrangeiros em setembro, fazendo com que Moscou avise a Washington sobre a possibilidade de aplicação de medidas recíprocas em relação à mídia norte-americana na Rússia.

Este pedido dos EUA surgiu algumas horas depois de Adam Schiff, membro do Comitê de Inteligência da Câmara dos Representantes, declarar na quinta-feira (9) que essa era "uma questão difícil" se o RT deve ou não poder publicar seu material, o que foi descrito por Simonyan como medida "em nome da liberdade de expressão".

Ao longo das últimas semanas, o Twitter decidiu bloquear a publicidade de todos os perfis do RT e Sputnik, apoiando-se na sua própria investigação das presidenciais em 2016 nos EUA e obrigando Moscou a se referir a tal medida como "outro passo agressivo" em relação à mídia russa nos EUA.

Enquanto a assessoria de imprensa da Sputnik declarou que a agência nunca pagou pela publicidade no Twitter, o RT revelou como o Twitter incentivou a gastar muito em publicidade durante a campanha das eleições presidenciais, sendo a proposta rejeitada pelo canal.

Mais recentemente, o Senado norte-americano organizou audições com gigantes norte-americanos, onde os diretores-executivos do Google e Twitter declararam que não encontraram violações do RT em suas plataformas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала