Ministério das Relações Exteriores condena vandalismo a monumento soviético na Bulgária

© Sputnik / Sergey Pyatakov / Acessar o banco de imagensAlyosha, monument to Soviet warriors liberators, Plovdiv. File photo
Alyosha, monument to Soviet warriors liberators, Plovdiv. File photo - Sputnik Brasil
Nos siga no
O monumento aos soldados soviéticos caídos em Plovdiv, Bulgária, teria sido pichado na sexta-feira com inscrições anti-semitas, anti-russas e anticomunistas.

Baikonur - Sputnik Brasil
Uma viagem de tempo através do berço soviético de Universo
A embaixada russa na Bulgária enviou uma nota exigindo que autoridades investiguem  minuciosamente a profanação de um monumento em Plovdiv em honra a soldados soviéticos que morreram na Segunda Guerra Mundial, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, no sábado.

"Nenhum ataque pode afetar nossa sólida posição de reescrever os resultados da Segunda Guerra Mundial e justificar as manifestações neonazistas. Na década de 1940, nossos soldados lutaram para salvar nossas vidas, a vida das gerações futuras. Hoje, estamos pagando nossa dívidas a eles", disse ela, enfatizando que recebeu as mensagens dos cidadãos búlgaros com o lamento sobre as ações dos vândalos.

O Ministério das Relações Exteriores da Bulgária condenou a profanação do monumento, chamando tais atos de "vandalismo inaceitável".

​Vários atos de vandalismo contra os monumentos da guerra soviética ocorreram nos países da Europa Oriental nos últimos anos. A fossa de soldados soviéticos na cidade polonesa de Sosnowiec e lugares de lembrança em Varsóvia e Olsztyn também sofreram ataques. Em julho, o presidente da Polônia, Andrzej Duda, assinou um projeto de lei sobre a proibição da propaganda comunista que regula a demolição dos monumentos da era soviética. 

Na Bulgária, além do monumento de Alyosha, o Monumento do Exército Soviético em Sófia também foi vandalizado, dando origem aos duros comentários do Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала