Presidente do Líbano pede explicações à Arábia Saudita sobre suposta detenção de ex-premiê

© REUTERS / Mohamed Azakir/File PhotoSaad Hariri
Saad Hariri - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente do Líbano, Michel Aoun, pediu esclarecimentos à Arábia Saudita sobre a não volta do ex-primeiro-ministro Saad Hariri neste sàbado (11). Em uma decisão inesperada, Hariri renunciou ao cargo por meio de um pronunciamento transmitido da capital saudita, Riade, no dia 4.

Fontes do Governo do Líbano ouvidas pela Reuters afirmam que Aoun acredita que Hariri foi "sequestrado".

Protesto contra crise no sistema de coleta de lixo em Beirute, no Líbano, em 25 de julho de 2015 - Sputnik Brasil
Arábia Saudita pede que seus cidadãos saiam do Líbano imediatamente
A renúncia do ex-premiê mergulhou o país em uma crise e o colocou na linha de frente de uma disputa de poder entre a sunita Arábia Saudita e o xiita Irã — uma rivalidade que causou confrontos na Síria, Iraque e Iêmen.

"O Líbano não aceita que seu primeiro-ministro esteja em uma situação de desacordo com os tratados internacionais", afirmou Aoun em comunicado.

O presidente francês, Emmanuel Macron, fez uma visita não programada a Riade nesta semana e conversou com Aoun por telefone sobre a crise. O chanceler do Líbano irá para Paris na terça-feira tratar do assunto com o líder francês.

A Arábia Saudita afirma que Hariri é livre e que deixou cargo porque o Hezbollah está coordenando a coalização governista do Líbano.

Desde sua renúncia, Hariri não fez mas nenhuma declaração pública. A família do ex-premiê fez fortuna no setor de construção civil saudita.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала