Revelada razão pela qual Putin e Trump não tiveram encontro oficial na cúpula da APEC

© REUTERS / Steffen KuglerVladimir Putin e Donald Trump se reúnem pela primeira vez na cúpula do G20
Vladimir Putin e Donald Trump se reúnem pela primeira vez na cúpula do G20 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Na cúpula da APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) no Vietnã, os presidentes da Rússia e dos Estados Unidos não efectuaram, como era esperado, um encontro bilateral oficial.

Os líderes da Rússia e dos EUA apenas se encontraram brevemente durante os trabalhos da cúpula, disse uma fonte à Sputnik no sábado (11).

"Não conseguimos chegar a acordo quanto à reunião. Por um lado, por razões de protocolo: o último encontro em Hamburgo decorreu no 'território' dos EUA. Por outro lado, houve certos obstáculos diplomáticos", informou a fonte.

Presidente russo, Vladimir Putin, e presidente norte-americano, Donald Trump, durante a cúpula do G20 em Hamburgo - Sputnik Brasil
Trump: somente 'tolos e haters' são contra boas relações com a Rússia
De acordo com o protocolo diplomático, se um encontro se realiza no "território" de um país, então, na vez seguinte, a delegação deve fazer uma visita ao "território" da outra parte, explicou a fonte.

Mais cedo, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o fato de não ter havido uma reunião bilateral oficial entre Putin e Trump foi compensado por múltiplos contatos à margem do evento.

Por enquanto, os presidentes dos dois países tiveram só um encontro oficial, em julho deste ano, nas margens da cúpula do G20, na cidade alemã de Hamburgo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала