"O Programa Mundial de Alimentos diz que faltam 111 dias até o atual estoque de arroz acabar e 97 dias até o atual estoque de trigo acabar", disse o porta-voz do Secretário-Geral da ONU, Stephane Dujarric, em comunicado divulgado na segunda-feira. "Sem a importação de produtos críticos através do fim do bloqueio em todos os portos, incluindo Hudaydah e Saleef, a situação se deteriorará ainda mais".
Falando aos repórteres na segunda-feira, o embaixador da Arábia Saudita nas Nações Unidas, Abdallah Y. Al-Mouallimi, confirmou que as medidas estão sendo tomadas pela Coalizão para iniciar o processo de reabertura dos aeroportos e portos do Iêmen nas próximas 24 horas.
Ao impor o bloqueio, a coalizão teve como objetivo interromper as supostas entregas de armas iranianas aos houthis. Os sauditas acusam Teerã de ter fornecido o míssil interceptado.
Na quarta-feira passada, o chefe humanitário da ONU, Mark Lowcock, disse que o bloqueio pode resultar na maior crise de fome no mundo em muitas décadas, trazendo milhões de vítimas.