Na terça-feira (14), o canal de notícias BuzzFeed disse que o FBI estava monitorando mais de 60 transferências financeiras feitas pelo Ministério das Relações Exteriores russo às suas embaixadas por todo o mundo via contas do Citibank. Quase todas elas contendo a nota com referência ao financiamento da "campanha eleitoral de 2016".
A publicação veio em meio às investigações do FBI e Congresso, sobre o suposto envolvimento da Rússia nas eleições presidenciais dos EUA no ano passado. Os autores da publicação notam que as transações totalizadas em US$ 380.000 foram realizadas entre 3 de agosto a 20 de setembro de 2016. Sete estados tiveram eleições federais durante este período, incluindo as eleições para a Duma de Estado russa.
"Agora, o BuzzFeed junto com o FBI e Congresso, estão investigando as transferências monetárias para a embaixada que está cumprindo seus deveres de acordo com a Convenção de Viena [sobre Relações Diplomáticas]", declarou a embaixada russa em Washington.
"De fato, eles estão investigando a atividade da embaixada em cooperação com o Citibank. É a nova regra norte-americana. Agradecemos os jornalistas do BuzzFeed que revelaram esta violação alarmante das normas elementares do tratamento pelas autoridades locais das missões diplomáticas estrangeiras", disse a declaração.
"Temos que decepcionar os investigadores. Vamos continuar realizando as eleições parlamentares ou presidenciais de acordo com a nossa constituição, incluindo os cidadãos que vivem no exterior, por todo o mundo e em particular nos Estados Unidos. Se precisarmos de financiamento adicional para organizar as eleições, receberemos o dinheiro de Moscou, via Citibank ou qualquer outro banco. E isto será legal", disse a embaixada.