Por exemplo, em Moscou a implementação do sistema de cidade inteligente permitiu aumentar a capacidade de fluxo das estradas em 16%, baixar em 64% os casos de estacionamento ilegal. Agora os engarrafamentos são menos frequentes na cidade e o número de acidentes se reduziu em 12-13%, de acordo com os dados da companhia RITE, empresa da corporação Rostec, líder na área de tecnologias da informação.
Em entrevista à Sputnik Mundo, o diretor de desenvolvimento de negócios da RITE, Oleg Arseniev, disse: "O conceito de cidade inteligente é um complexo de diferentes serviços e sistemas de informação e comunicação que ao final melhoram a gestão da cidade e a vida da população em geral."
Por exemplo, em 2017, o Intelligent Community Forum incluiu Moscou na lista das sete cidades líderes de um total de 380 que participaram do concurso a nível mundial. As posições de liderança de Moscou estão ligadas a uma grande quantidade de soluções e produtos tecnológicos de informação e comunicação implementados nos últimos dez anos.
Arseniev frisou que Moscou tem "um dos sistemas mais desenvolvidos do mundo". Na cidade estão instaladas 150.000 câmaras de vídeo que controlam continuamente 70% do território e 95% das entradas nos edifícios. Sistemas de reconhecimento facial e de análise do vídeo facilitam o trabalho da polícia em dez vezes.
Outra esfera de que podem beneficiar outras metrópoles é o governo eletrônico e acesso a serviços públicos através de meios digitais. Hoje em dia, 30% da população do país estão conectados ao governo eletrônico, embora tenham passado poucos anos desde a criação do sistema.
"A RITE é produtora global das melhores soluções na esfera de altas tecnologias e consideramos que nossa missão é sua exportação, em especial para a América Latina."
Hoje em dia, os governos são os principais clientes no âmbito das tecnologias de informação e comunicação. Isso cria uma oportunidade de negócio, mas as soluções de governo eletrônico e cibersegurança também "estimulam o desenvolvimento da economia local de cada país, melhoram o ambiente comercial e também formam um ambiente eficiente e frutífero para o crescimento do comércio no país".
Por exemplo, os sistemas de fluxo de documentos eletrônicos e o portal de serviços públicos permitem às empresas reduzir o tempo e gastos financeiros para preparar os diferentes relatórios financeiros e realizar o pagamento de impostos.
Quanto à esfera de cibersegurança e soberania digital, no ranking da União Internacional das Telecomunicações a Rússia ocupa o 10º lugar.
O diretor da RITE explicou que "as soluções russas na esfera de cibersegurança são muito populares e muitas companhias e países estão interessados nelas, pois o país tem uma experiência grande na criação e implementação de um ambiente protegido".