A NASA revelou um vídeo com imagens do primeiro teste de paraquedas supersônico que parece estar pronto para ajudar a aterrissar uma sonda no Planeta Vermelho em 2020.
O rover Mars é um veículo motorizado que se desloca pela superfície marciana. O objetivo principal dele é determinar se em algum momento houve vida no planeta, caracterizar o clima e a geologia, bem como dar os primeiros passos rumo à exploração humana.
A construção de um paraquedas supersônico está diretamente relacionada à missão a Marte para obter amostras de solo. Destaca-se ser importante também encontrar uma maneira segura de aterrissar no planeta.
Unido ao foguete Black Brant IX com uma ogiva de 17 metros de altura, o paraquedas foi disparado a uma altitude de 50 km da base espacial Wallops Flight Facility da NASA, na costa leste da Virgínia, nos EUA.
O vídeo mostra como, a uns 40 km de altura, e viajando a uma velocidade 1,8 vez maior do que a de som, o paraquedas feito de nylon e kevlar é disparado da astronave da NASA e aterrissa no oceano.
"As imagens do nosso primeiro lançamento de paraquedas são quase tão impressionantes de contemplar como cientificamente significativas. Pela primeira vez, podemos ver como seria estar em uma nave espacial lançando-se até o Planeta Vermelho com paraquedas", partilhou.