O especialista em assuntos do Círculo do Pacífico, Vladimir Terekhov, disse ao serviço russo da Rádio Sputnik que Trump não entendeu bem as palavras do líder chinês.
"Essa interpretação suscita-me dúvidas. Após o encontro bilateral se observaram disparidades notáveis na retórica. Trump insistiu no pleno cumprimento pela Coreia do Norte das resoluções da ONU. Xi Jinping falou sobre a necessidade de desnuclearização, não apenas da Coreia do Norte, mas de toda a península da Coreia. Esta é uma característica específica da retórica da China e é muito importante. Mais do que isso, Xi Jinping sublinhou a importância da resolução de todos os problemas através de negociações e por meios pacíficos", explicou ele.
Segundo o especialista, o presidente norte-americano "se encontra em uma situação política interna difícil, por isso ele tem de mostrar a existência de acordos com a China, para provar que ele não perdeu tempo durante a sua visita aos cinco países da Ásia e atingiu alguns sucessos".
A situação na Península da Coreia ficou mais tensa nos últimos meses, depois de Pyongyang ter realizado diversos testes nucleares e de mísseis balísticos em violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU.