A Miss Israel, Adar Gandelsman, compartilhou uma foto no Instagram marcando Miss Iraque, Sarah Eedan e chamando-a de "incrível". Eedan é a primeira mulher iraquiana em 45 anos a representar o Iraque no concurso Miss Universo 2017 atualmente em Las Vegas, Nevada. O post foi curtido quase 3.000 vezes.
Asaad Abukhalil, um professor norte-americano de origem árabe, comentou no Twitter que "A rainha [da beleza] do Iraque está felizmente posando com a rainha de beleza da ocupação e da brutalidade".
Miss Iraq Sarah Idan and Miss Israel Adar Gandelsman (no relation…) met at the Miss Universe beauty pageant and became friends. Miss Iraq posted this photo on her Instagram. What a great message of hope for the region. Good luck to both Sarah and Hadar. pic.twitter.com/GV9L9JW7Rg
— Ofir Gendelman (@ofirgendelman) 14 de novembro de 2017
"Ela perguntou se eu gostaria de tirar uma foto. Eu disse que ficaria feliz em ajudar a espalhar a mensagem. O objetivo da foto era uma expressão de esperança para a paz mundial", explicou Eedan. "Eu gostaria de pedir desculpas a quem considerasse a foto ofensiva para a causa palestina porque este não era o objetivo da postagem", disse ela.
Ofir Gendelman, porta-voz do primeiro-ministro israelense, aplaudiu a foto, descrevendo-a como uma "grande mensagem de esperança para a região".
O Times de Israel comentou que o post é uma "exibição incomum de convivência emanada de um Oriente Médio dividido". No Iraque, muitos pediram a retirada da coroa da Miss Iraque.