Arsenal chinês terá perigosa adição: um míssil capaz de atingir qualquer parte do mundo

© AP Photo / Pang Xinglei/XinhuaDesfile militar na China (foto de arquivo)
Desfile militar na China (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Já no primeiro semestre de 2018, o Exército de Libertação do Povo da China deverá encomendar um novo míssil balístico intercontinental, Dongfeng-41, capaz de atingir "qualquer lugar do mundo", informa o Global Times.

Falando antes de 2.300 delegados do Partido Comunista Chinês, o presidente Xi Jinping já tinha declarado que Pequim "se esforçaria para transformar completamente as forças armadas do povo em militares de classe mundial em meados do século 21", preocupando alguns dos vizinhos da China.

Soldado do Exército de Liberação Popular da China perto de um velho modelo de míssil balístico, Pequim, China, 1999 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Como seria um ataque nuclear da China contra EUA?
O Dongfeng-41 pode atingir velocidades até Mach 10 e usa alças falsas para eliminar os sistemas inimigos de defesa aérea.

O míssil foi testado oito vezes desde 2012, informou o Times da Índia, levando os analistas a acreditar que ele deve ter avançado consideravelmente se o Exército chinês estiver preparado para declará-lo operacionalmente capaz.

O oitavo teste ocorreu no início de novembro, disse o South China Morning Post, sem especificar um local nem data. Uma emissora de TV que anteriormente pertencia ao Exército disse que o míssil provavelmente já estava em serviço, uma vez que os testes só podem ser realizados depois que o projétil é formalmente encomendado.

De acordo com a Global Security, o míssil tem uma faixa de 10.000 a 12.000 quilômetros, usa propelente de combustível sólido, tem um comprimento estimado de 15 metros e um diâmetro de cerca de 2 metros e tem uma massa de aproximadamente 30 toneladas.

O míssil "transportará até 10 ogivas nucleares, cada uma das quais pode segmentar separadamente", informou o Global Times, mas acrescentou: "A China não tem uma agenda de corrida de armamentos e não competirá com nenhum país para tal".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала