"O BrahMos, que pesa 2,5 toneladas, é a arma mais pesada alguma vez transportada por um avião indiano Su-30 modificado pela HAL para transportar armas. O BrahMos, uma arma de classe mundial com várias plataformas e missões, agora pode ser lançado do solo, mar ou ar, completando a tríade de mísseis de cruzeiro táticos para a Índia", disse em uma declaração o Ministério da Defesa da Índia.
Brahmos Flight test from IAF’s Su-30MKI fighter aircraft @defenceminindia @nsitharaman https://t.co/iWAwMuWwSp
— DPR (@SpokespersonMoD) 22 de novembro de 2017
A BrahMos é uma empresa conjunta da Organização de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DRDO, na sigla em inglês) da Índia e o escritório de projetos de foguetes russo, NPO Mashinostroyeniya. O ministro da Defesa indiano, Nirmala Sitharaman, felicitou a DRDO e a BrahMos por este alcance.
Também está planejado introduzir ao menos 200 aviões de combate compatíveis com o BrahMos no futuro próximo.
A Índia testou a versão terrestre do míssil BrahMos em abril de 2017, quando ele atingiu um alvo a cerca de 450 quilômetros de distância no golfo de Bengala. A Marinha da Índia também está equipando todos os seus navios com os sistemas BrahMos. A Rússia fornece 65% dos componentes dos BrahMos, incluindo os motores reativos de fluxo direto e os radares de busca.