Os Estados Unidos enviarão caças furtivos de quinta geração F-22 Raptor à Coreia do Sul para participação de manobras com as forças sul-coreanas em dezembro, informou a agência Reuters.
"Prevê-se que seis aviões de combate F-22 da Força Aérea dos EUA se unam aos exercícios conjuntos Vigilant Ace entre 4 e 8 de dezembro", anunciaram fontes do Ministério da Defesa sul-coreano.
Por sua vez, a agência sul-coreana Yonhap comunicou que muito provavelmente seis F-22 Raptor se juntem a outros caças de quinta geração dos EUA F-35A, destacando se tratar da primeira vez que o Pentágono envia seis Raptors à Coreia do Sul.
Washington "está enlouquecendo com os exercícios bélicos ao introduzir equipamento de guerra nuclear na península coreana e em seus arredores, o que demonstra que os EUA são os responsáveis pela escalada de tensão e perturbação de paz", lamentou na semana passada o embaixador da Coreia do Norte na ONU, Ja Song Nam.
Ele também acusou o Conselho de Segurança da ONU de aplicar "padrão duplo" ao "fazer vista grossa aos exercícios de guerra nuclear de Washington, que visa causar um desastre catastrófico para a humanidade".