Dez instituições educacionais superiores russas estão entre as 50 maiores universidades do BRICS 2018, mostrando o melhor desempenho ao longo da história do ranking. A análise é publicada anualmente pela empresa britânica QS.
O ranking deste ano elenca as 300 melhores universidades dos BRICS, 68 delas russas.
O principal estabelecimento de ensino do país, a Universidade Estatal de Moscou (MSU), voltou ao top 5, depois de perder sua posição no ano passado e cair para o 7º lugar.
"Nenhum outro país pode se orgulhar de tão tremendo progresso. Este é um indicador de que as instituições russas avançam dramaticamente em seu desempenho, deixando seus rivais longe para trás", disseram os organizadores no comunicado oficial.
A Universidade chinesa de Tsinghua gozou das mais altas notas da classificação por cinco anos consecutivos, seguido de perto pela Universidade de Pequim, Universidade Fudan e Universidade de Ciência e Tecnologia da China.
No Brasil, a melhor classificada é a Unicamp, no 12º lugar, ultrapassando a USP que caiu da 10ª para a 13ª posição. Apenas 16 universidades brasileiras figuram na lista, sendo quatro delas (UFRJ e Unesp, além das anteriormente mencionadas) no top 50. A lista completa pode ser acessada no site da QS World University Ranking.