"Toda nossa sociedade está doente de sexismo", disse Macron em Paris, prometendo tornar a igualdade de gênero um tema importante de sua administração.
Hoje é o primeiro dia da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres da Organização das Nações Unidas (ONU).
Macron afirmou que existem outras formas de violência além da agressão física, como a desigualdade salarial entre os sexos e a falsa superioridade masculina.
Macron também quer corrigir "ambiguidades intoleráveis" no código penal em torno da idade legal de consentimento para relações sexuais. O tema tem sido debatido na França após um tribunal decidir que um pré-adolescente de 11 anos já tinha idade suficiente para consentir. Para Macron, a idade de consentimento deve ser de 15 anos. Atualmente, o país não tem um limite estabelecido.
Os planos também incluem aulas nas escolas sobre a realidade e os perigos da pornografia.
Mas Macron advertiu que a França não pode tornar-se uma sociedade em que toda interação entre um homem e uma mulher é envolvida em suspeita. "Não somos uma sociedade puritana", disse ele.