"Como parte da preparação da próxima série de comboios humanitários para os assentamentos do distrito de Ghouta, a liderança do Centro de Reconciliação conduziu negociações telefônicas com os líderes da oposição armada", afirmou em um comunicado, ressaltando que "foi alcançado um acordo sobre a observância do regime de cessar-fogo e garantida a segurança do próximo comboio humanitário da ONU".
"A liderança do Centro continua suas atividades voltadas para as entregas da ajuda humanitária ao campo de refugiados de Al-Rukban. Apesar dos acordos alcançados anteriormente com a liderança do contingente militar dos EUA com sede em At Tanf, o lado dos EUA não enviou sua aprovação às Nações Unidas ao procedimento prescrito, o que impede o início de etapas práticas para preparar comboios humanitários", disse o comunicado.
Oposição síria elege líder para negociações em Genebra
Participantes da recente reunião da oposição síria em Riade determinaram a composição da delegação unificada nas negociações de Genebra, disse à Sputnik, Firas Khalidi, membro da plataforma do Cairo.
De acordo com Khalidi, a delegação será composta por 36 pessoas. Firas Khalidi acrescentou que os enviados também elegeram o principal líder do Alto Comitê de Negociações (HNC), Nasr Hariri, para dirigir uma delegação unificada na próxima rodada de conversas em Genebra. Hariri liderou uma delegação da HNC contra a oposição saudita na rodada anterior de negociações de Genebra neste verão.
“There was consensus between the various groups to choose Nasr Hariri as head of the Higher Negotiations Committee to lead the Syria opposition delegation in the coming #Geneva talks,” said Ahmad Ramadan, spokesman of the #Istanbul-based Syrian National Coalition.
— Mete Sohtaoğlu (@metesohtaoglu) 25 de novembro de 2017
📸 pic.twitter.com/7mKiWo0GCe
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia informou que o chanceler russo Sergei Lavrov e o enviado especial das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, continuarão a manter contato próximo sobre as questões relacionadas com a solução do conflito sírio, informou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia em um comunicado.
"Durante a reunião, Lavrov informou [de Mistura] sobre os recentes contatos internacionais mantidos pelo lado russo na agenda síria, incluindo o resultado do encontro trilateral entre o Irã, a Rússia e a Turquia em Sochi no dia 22 de novembro que apoiou a convocação de um congresso de diálogo nacional da Síria. Foi acordado continuar a manter um contato próximo em todo o tipo de questões do assentamento sírio", afirmou o comunicado, na sequência da reunião de diplomatas de Moscou.
A declaração enfatizou que o funcionário da ONU agradeceu os esforços da Rússia para a reconciliação síria.