Atualmente a aviação de combate se divide em função da especialização de cada avião. Entretanto, na produção de aviões há uma tendência de unificação, disse o especialista.
"Isto porque os voos sobre o mar e sobre o solo são coisas consideravelmente diferentes devido aos tipos de superfície, visibilidade e obstáculos. Se acrescentaremos diferentes tipos de armamento, o volume de trabalho aumentará significativamente”, destacou ele.
Falando sobre o combate aéreo, considerado por alguns como algo obsoleto, Korotkov afirmou que, de qualquer maneira, é melhor dispor de um equipamento apto para ataques a curta distância. Por isso, as caraterísticas de manobrabilidade continuam tendo importância e as manobras aéreas não deixarão de ser parte integrante da instrução dos pilotos de todo o mundo.
"Nesse âmbito se produzem não apenas aviões de combate. Por exemplo, os engenheiros pretendem criar um sistema de transporte não tripulado no Extremo Oriente russo para resolver o problema da conectividade do transporte nas zonas escassamente povoadas", explicou Korotkov.
Por muito rápido que a produção de aviões não tripulados se desenvolva, o especialista não acredita que a profissão de piloto desapareça porque a tecnologia atual requer a presença de uma pessoa que se encarregue de tomar decisões.