Agora, cerca de dois séculos e meio depois, os desejos do sacerdote se cumpriram. Recentemente a cápsula do tempo foi descoberta durante o processo de restauração da igreja espanhola de Santa Águeda do município de Sotillo de la Ribera.
O documento foi encontrado por restauradores dentro de uma escultura de Cristo do século XVIII, informou a agência EFE. O sacerdote poderia ter conhecido pessoalmente o autor da escultura.
Descubren una 'capsula del tiempo' bajo las nalgas de un Cristo del siglo XVIII en una iglesia de Burgos: un escrito con información de la época https://t.co/D5AprVbkzc pic.twitter.com/gAPh5nNh7k
— Antena3Noticias (@A3Noticias) 27 de novembro de 2017
No documento o capelão menciona os governadores da época, incluindo o rei Carlos III e várias pessoas notáveis. "A Corte está em Madrid. Há correio e o jornal para as notícias. Há a Inquisição, por isso não se veem erros contra a Igreja de Deus. Contratam-se toureiros famosos de Salamanca", relatou o sacerdote.
Além disso, na cápsula Mínguez descreveu as enfermidades mais comuns de seu tempo como tercianas e quartanas (febres de paludismo de três ou quatro dias), bem como dores lombares e tifo.
"Cartas, bola, calva e outros jogos infantis" serviam de entretenimentos para a população. Quanto aos trabalhos, escreveu sobre "a colheita de trigo, centeio, cevada, aveia".
Hallada una ‘cápsula del tiempo’ oculta en las nalgas de un Cristo del siglo XVIII @lavanguardia https://t.co/Gx55xlVfwy pic.twitter.com/RjXP10AYzE
— Juan Jorge Poveda (@jjorgepoveda) 27 de novembro de 2017
As autoridades do município de Sotillo de la Ribera decidiram enviar o documento encontrado ao arquivo do Arcebispado de Burgos. Entretanto, foi guardada uma cópia da cápsula dentro da escultura para que continue a cumprir a intenção do capelão espanhol e a ser testemunha da época para as gerações futuras.