Em particular, o evento ocorreu em uma área da frente da geleira, chamada de "língua leste". Além disso, destaca-se que o tamanho do iceberg é "maior do que o normal", comunicou o glaciologista do INACH, Ricardo Jaña.
"Esta língua na área leste é uma área relativamente isolada. Tem uma frente bem regular, com cerca de 800 metros de largura, e se encontra perto de uma área rochosa conhecida como a 'ilha', onde se desprendeu o iceberg de aproximadamente 350 por 380 metros de tamanho", disse o cientista.
Entretanto, Jaña acrescentou que as recentes imagens tiradas mostram uma protuberância na frente da geleira, ou seja, uma zona onde não existe nenhum apoio em ambos os lados, e que se transformou, por esta razão, em uma área instável.
Desprendimiento en el glaciar Grey. Glaciólogo Ricardo Jaña: El hielo se ve compacto y consistente" https://t.co/WKwwSUtJm7 @Minrel_Chile @MMAChile @conaf_minagri @umagallanes pic.twitter.com/QEG6MwtaCO
— INACH (@inach_gob) 28 de novembro de 2017
Em sua opinião, isso poderia ter causado o desprendimento desse grande bloco na parte principal da geleira.
Ao mesmo tempo, o INACH supõe que este iceberg pode se converter em obstáculo para os navios, especialmente se quebrar em pedaços menores.