"O Comitê Executivo das Galerias de Correspondentes de Rádio e Televisão do Congresso" exerceu sua autoridade, conforme concedido pelo governo da Câmara e do Senado, para retirar as credenciais de notícias da rede RT por unanimidade em 21 de novembro", informou o escritório do governo através de carta ao escritório de produção da RT.
A perda da credencial é efetiva e imediata, de acordo com o presidente Executivo das Galerias de Correspondentes de Rádio e Televisão do Congresso Craig Caplan. Os repórteres RT foram convidados a devolver suas credenciais ao Edifício do Senado de Dirksen.
O Departamento de Justiça tinha prometido que o registro como agente estrangeiro não interferiria na missão da RT em reportar notícias. "A lei não restringe os operadores de registro, no entanto. Outros agentes dos Estados Unidos das entidades de mídia estrangeira estão atualmente registrados sob a Lei de Registro de Agentes Estrangeiros e continuam a operar livremente", disse o Departamento de Justiça no dia 13 de novembro.
O Departamento de Estado dos EUA fez eco dessas reivindicações. "Quando os Estados Unidos dizem a alguém para se registrar de acordo com um requerente de agente estrangeiro, isso não afeta capacidade de reportar notícias e informações. Nós apenas os registramos. Simples assim", disse o porta-voz da o Departamento de Estado, Heather Nauert, em outubro.
Equivalência
Durante o fim de semana, o presidente russo, Vladimir Putin, assinou uma regulamentação semelhante à Lei de Registro de Agentes Estrangeiros dos Estados Unidos de 1938.