O embaixador norte-americano na Rússia, Jon Huntsman, acha que Moscou e Washington devem perceber as razões que deterioraram as relações bilaterais. Segundo ele, a "intervenção" da Rússia nas eleições presidenciais desempenhou um papel muito grande.
De acordo com ele, qualquer tentativa de minar esse sistema será considerada como "ataque extremamente inoportuno e aborrecido".
Huntsman declarou que o maior desafio para ele é a ausência de confiança entre a Rússia e os EUA, que "está a nível zero".
"Temos que 'nos abastecer' de confiança", opina, adicionando que para ele o maior desafio é entender o que fazer para construir uma confiança que permita discutir honesta e abertamente os problemas à mesma mesa e encontrar soluções práticas onde a Rússia e EUA têm interesses comuns.
Na entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, o cientista político Vladimir Novikov expressou a opinião que não se pode começar a consertar as relações com acusações.
"Se há o desejo de estabelecer relações, não podemos começar com uma parte falando sobre a presunção de culpa da outra parte. O que ouvimos agora é outra vez a 'intervenção nas eleições norte-americanas', em redor das quais já são tantas as circunstâncias engraçadas e muito mais, que já é difícil considerar esta tese como séria."
"As relações, sem dúvida, devem ser melhoradas, porque há demasiados problemas. Mas tudo isso não deve começar com a conversa: a vossa parte é culpada e vamos pensar como sair desta situação", concluiu Vladimir Novikov.