De acordo com fontes abertas, nos próximos sete anos as Tropas Aerotransportadas da Rússia receberão mais de 4 trilhões de rublos para rearmamento dos 19 destinados ao Programa Estatal de Armamento para 2018-2025. De acordo com o vice-ministro da Defesa, Yuri Borisov, até 2020, ao menos 70% do material bélico que está em serviço das unidades será moderno. Os arsenais dos paraquedistas já praticamente alcançaram esta meta, sendo que, no momento, 60% do material bélico em serviço das Tropas Aerotransportadas é moderno ou modernizado.
Apenas durante os últimos dois anos, este tipo de tropas adotou em serviço quatro conjuntos de batalhão de veículos de combate BMD-4M e de veículos blindados de transporte de pessoal BTR-MDM, sendo 120 unidades de material bélico no total. Até 2020, essa quantidade subirá para 300 unidades. A artilharia das Tropas Aerotransportadas será reforçada com peças autopropulsadas Sprut-SD. Em 2018, planeja-se adotar em serviço 30 veículos deste tipo. Enquanto isso, se iniciará a retirada dos BMD-1, BTR-D e obuses autopropulsados leves soviéticos Nona, que já demonstraram um ótimo serviço à Pátria, contudo, já se tornaram moralmente obsoletos e fisicamente desgastados. Além disso, em 2018 as Tropas Aerotransportaras receberão 30 veículos de recuperação e resgate BREM-D designados para recuperação de armamento e material bélico em condições de combate.
Vale ressaltar que praticamente todos os veículos blindados das Tropas Aerotransportadas possuem a letra D em seu nome, ou seja, podem ser desembarcados de paraquedas por via aérea.
Sendo assim, desde 2018 este tipo de tropas começará a adotar em serviço sistemas de paraquedas Bakhcha-UPDS, que são capazes, de uma maneira rápida, mas segura e cuidadosa, colocar no solo BMD-4M, junto com sua tripulação embarcada, BTR-MDM e veículos blindados Tigr e Taifun.
Além disso, os soldados continuarão seus treinamentos no uso de paraquedas redondos D-10 e Arbalet-2 dirigidos. Usando os últimos, os militares serão capazes de atingir uma velocidade horizontal de até 60 km/hora, uma vantagem de especial importância para este tipo de tropas.
Recentemente, os paraquedistas adotaram também em seu serviço seis companhias de tanques T-72B3.
Além do mais, vale ressaltar que, em breve, nas Tropas Aerotransportadas da Rússia surgirão destacamentos equipados com um material bélico especial para cumprir operações com uso de tecnologias complexas. Estes grupos serão responsáveis pela guerra eletrônica e uso militar de drones. Com estas inovações, os paraquedistas obterão capacidades adicionais para acatar inimigo de surpresa.