Ataque no Congo mata 14 funcionários da ONU; mais de 40 ficam feridos

© REUTERS / StringerCapacetes azuis da ONU em missão de paz no Congo
Capacetes azuis da ONU em missão de paz no Congo - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um ataque no Congo Oriental matou 14 membros das forças de paz da ONU e deixou mais de 40 feridos nesta sexta-feira (8). A informação foi divulgada por um oficial das Nações Unidas.

O chefe de operações de manutenção da paz da ONU, Jean-Pierre Lacroix, manifestou indignação com o ataque e informou que estão sendo realizadas operações de assistência médica aos feridos. 

Soldados do Exército da República Democrática do Congo durante uma operação contra rebeldes (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Guerra esquecida: conflito na RD Congo é pior que na 'Síria, Iêmen e Iraque'
"Nossos pensamentos e orações estão com as famílias e com nossos colegas da Monusco [nome da missão de paz]. Reforços foram enviados para a cena do ataque e as evacuações médicas estão ocorrendo", disse Lacroix em publicação no Twitter. 

O vice-porta-voz da ONU, Farhan Haq, por sua vez, declarou que o ataque mortal também tirou a vida de pelo menos cinco soldados congoleses.

"Trata-se de um grande ataque, certamente o pior na memória recente", acrescentou Haq.

A República Democrática do Congo tem sido o epicentro da pior crise de deslocamento de pessoas devido ao conflito armado no país, crise que ultrapassa as guerras civis no Iraque, na Síria e no Iêmen, de acordo com organizações de direitos humanos.

O Congo tem a maior missão de paz da ONU do mundo, que realiza operações para tentar interromper os conflitos entre os vários grupos armados que atuam em diversas partes do país. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала