Uma fonte do governo sul-coreano confirmou na última quinta-feira que "uma série de sinais" foram detectados, sugerindo que "o Norte está se preparando para lançar um novo SLBM chamado Pukguksong-3".
"Embora não possamos dizer que existe um teste iminente, estamos monitorando de perto usando os meios de vigilância conjunta da Coreia do Sul e dos EUA devido ao aumento das atividades", acrescentou a fonte.
Por sua vez, a mídia japonesa também informou sobre um possível lançamento de um SLBM. De acordo com o jornal Tokyo Shimbun, o governo de Kim Jong-un poderia testar rapidamente Pukguksong-3, que está prestes a ser concluído.
Surpresa de Natal
Alguns analistas consultados por Dong-A Ilbo aumentam a possibilidade de a Coreia do Norte fazer a nova versão durante as férias de Natal nos EUA para maximizar o impacto.
De acordo com o jornal, com o mesmo objetivo, Pyongyang escolheu o horário da tarde (horário dos EUA) — quando os cidadãos dos EUA estão realizando suas atividades diárias — para o lançamento de seu míssil balístico intercontinental Hwasong-15 no dia 29 de novembro.
"Mudança de jogo"
O jornal sul-coreano observa que o SLBM é considerado pela Coreia do Norte uma "mudança no jogo" para um possível conflito militar com os EUA, uma vez que permitiria que Pyongyang lançasse um míssil nuclear a partir de um submarino contra os EUA, mesmo depois que Washington atormentou o país em resposta a um ataque de mísseis intercontinentais.
Se Pyongyang fizer um teste surpresa no Natal, isso pode intensificar significativamente o medo dos americanos, conclui a mídia sul-coreana.
Em agosto de 2016, a Coreia do Norte testou com sucesso o Pukguksong-1. Em fevereiro de 2017, lançou o Pukguksong-2, um SLBM aprimorado. No final de outubro deste ano, foi relatado que Pyongyang havia testado um novo motor de combustível sólido, em um sinal de que estava desenvolvendo o Pukguksong-3.
Também em outubro, a inteligência militar dos EUA detectou sinais de construção de um novo lançador de mísseis balísticos submarinos no estaleiro Sinpo, na costa leste da Coreia do Norte.