O pedido correspondente e as características técnicas foram apresentados ao Estado-Maior da Força Aérea dos EUA ainda em 1959. O documento dizia que o sistema de mísseis ferroviário devia entrar em serviço até janeiro de 1963, informa o Nezavissimaya Gazeta.
O plano de realização do programa de mísseis ferroviários Minuteman, que recebeu o nome Trem de Teste Móvel Minuteman, previa colocar 50 a 150 mísseis em baseamento ferroviário.
Os responsáveis oficiais indicaram que o inimigo [União Soviética] precisava lançar mais de 10 mil mísseis contra toda a rede ferroviária dos EUA para neutralizar os Minuteman ferroviários e mais alguns milhares de mísseis para neutralizar os mísseis escondidos nos silos.
Em 19 maio de 1961, os chefes do Pentágono "adiaram temporariamente" o estudo definitivo do seu programa de sistema ferroviário com mísseis Minuteman e, em 7 de dezembro de 1961, o secretário da Defesa Robert McNamara anunciou o encerramento do programa. Finalmente, em 20 de fevereiro de 1962, o Comando Estratégico da Aviação dissolveu esta ala estratégica.
Mas, nos anos 1980, os norte-americanos regressaram à ideia de criar um novo sistema de mísseis ferroviário, desta vez dotado de mísseis da classe MX (Peacekeeper), mas falharam de novo em criá-lo.