A empresa Northrop Grumman venceu o concurso e terá que desenvolver um sistema capaz de transportar uma "carga útil" a bordo de aparelhos submarinos não tripulados (XLUUV).
Praticamente não há dados abertos disponíveis sobre o projeto. A informação publicada pelo governo norte-americano diz só que o sistema de transporte de carga útil utilizará um "módulo de transporte" já desenvolvido que vai ser entregue pela Marinha dos EUA.
De acordo com uma série de edições norte-americanas, o Hunter poderá ser utilizado para reconhecimento, colocação de minas e combate contra submarinos.
"Considerando suas grandes dimensões máximas, os objetivos de reconhecimento são menos prováveis do que os de transporte. No que toca a cargas, é possível prever a possibilidade de transportar vários sistemas hidroacústicos ou minas antinavio", afirmou o analista militar Denis Fedutinov à Sputnik.
Entretanto, vários analistas norte-americanos destacam a possibilidade de se efetuar um ataque nuclear com este aparelho.
"Em princípio, é possível acreditar que o aparelho possa transportar um torpedo com ogiva nuclear ou um projétil nuclear integrado em sua estrutura. Ou seja, a criação de uma 'arma de retaliação' para efetuar um ataque inevitável contra o inimigo em caso de uma guerra nuclear de grande escala", acredita Fedutinov.
O Fundo de Pesquisas Perspectivas (FPI em russo) também confirmou a possibilidade de utilização do Hunter para realizar ataques nucleares. A Lockheed Martin reconhece que o projeto do Orca é uma das maiores prioridades hoje em dia. Os trabalhos vão de vento em popa.